quarta-feira, 30 de março de 2011

Vida vazia, vida perdida

Depois de uma pausa para reflexão, retorno novamente para trazer o resultado deste período contemplativo. Durante este pequeno “recesso”, algumas questões vieram à tona, me questionando, confrontando e me fazendo pensar no propósito de minha vida e na vida que as pessoas em geral levam. O título do post pode até parecer meio depressivo. De fato, observando o cotidiano do cidadão médio, não há outro sentimento que possa vir como resultado.

Massagem no Ego?


Um dos questionamentos que me assaltaram neste meio tempo foi o seguinte: “Estarei eu utilizando o espaço do blog somente para me auto promover e inflar o Ego?” Essa pergunta me atingiu de uma maneira um tanto inesperada, mas, não deixa de ser uma possibilidade. Afinal, o Ego é ardiloso e se não o mantivermos em rédea curta, já sabemos o que pode acontecer.
Bom, voltando ao assunto, a resposta para tal pergunta não é tão óbvia quanto um sim ou não. Temos a tendência de polarizar tudo na nossa realidade, entretanto, o universo não é regido pela polaridade, mas pelo equilíbrio. Polaridade leva ao conflito, à desarmonia, ao caos. No caso da questão sobre o blog estar sendo uma ferramenta para massagear o meu Ego, tenho que admitir a você que a resposta é sim e não. Como assim?! Meu ego quer se promover e se sente lisonjeado com a quantidade de acessos, com os elogios nos comentários e tudo o mais. Se algum blogueiro disser que não sente a mesma coisa com o “sucesso” de audiência está enganando seus leitores ou não conhece a si mesmo. Porque essa é a natureza do Ego, se auto afirmar e buscar a primazia sobre a essência divina. Há algo de perverso nisso? Depende. Se o ego for o senhor de sua vida, a perversidade estará manifesta e todo o esforço empreendido comprometido, entretanto, se o ego estiver em seu devido lugar (como parte da ferramenta corpo/mente para manifestação do Ser neste plano de existência) então o Ser pode “administrar” esse rompante egóico e compreender que isso não passa de infantilidade e rebeldia do “instrumento” querendo, em vão, mostrar o seu valor. É aí que o não da questão se faz presente e trás como consequência a razão de ser deste “empreendimento”: Contribuir com a evolução humana da maneira mais singela e possível a esta partícula do criador. Sendo assim, continuemos focados no objetivo de crescer e ajudar os outros a fazer o mesmo.

Viver pra que mesmo?

É desanimador observar como as pessoas jogam suas vidas fora. O fascínio pelo mundo é tamanho que ofusca qualquer tentativa de fazer desta vida algo útil para o planeta, para a espécie e para si próprio. Vejo pessoas se submeterem às mais degradantes situações só para manter ou atingir um status-quo na sociedade que não passa de ilusão e esterco.
Algo emblemático que me fez pensar sobre isso é o absurdo mundo das celebridades (que de celebre não tem nada). Alguns podem achar que eles são aqueles que se deram bem na vida, são os vencedores e o modelo a ser seguido. Mas será mesmo? Se é assim, por que os tabloides estão cheio de notícias sobre suicídios, prisões, alcoolismo, drogas, divórcios e todas as atitudes de quem quer fugir da realidade? Há algo de errado aí, e estes são os sintomas que vêm à tona. Na verdade estas celebridades estão no topo da insanidade humana! Cantores que se submetem a jornadas desumanas de shows para poder manter a riqueza pessoal e o sucesso, compositores levados ao desespero para emplacar outro sucesso nas paradas, praticamente fritando seus cérebros para que a criatividade aflore com toda a frequência frenética necessária para matê-los na mídia; escritores, idem; atores que emplacam um filme atrás do outro, modelos obsessivas com o próprio corpo são levadas ao desespero com a chegada da idade ou uns quilos a mais. E o que inicialmente era algo prazeroso (cantar, atuar, escrever, jogar), passa a ser um martírio e, assim, todos são levados ao limite do seu potencial por um objetivo ilusório e que, no fim, os torna escravos de seus próprios desejos, deixando de lado, por conseguinte, a razão de ser de seu esforço: viver a vida.
As celebridades são o exemplo máximo, mas cada cidadão do planeta, em um grau menor, é verdade, vive o mesmo drama: Passa os primeiros anos da vida numa escola que irá prepara-lo(?!!?) para trabalhar, ter filhos constituir uma família. Então o cidadão adquire a famigerada ambição e não se satisfaz em ter o bastante, mas quer ter mais e mais. Quer ser como as celebridades, ganhar muito dinheiro, poder fazer o que bem quiser e ser tão belo quanto... (vira escravo do Ego). Como os recursos são limitados e nem todos tem talento/capacidade de ir tão longe, o cidadão comum repousa na sua mediocridade.
A maioria aceita com resignação a vida programada desde o princípio. Não, é claro, sem o esporão da frustração lhe espetar todos os miseráveis dias de sua vida: “Por que não nasci rico, por que não tenho um talento extraordinário, por que não sou tão bonito...” E nessa frustração fica cego e também esquece de viver a sua vida e vive da ilusão da beleza inalcançável (a não ser que tenha um photoshop pra ajudar) da fortuna e da vida dos outros. Não é a toa que os tabloides, sites de fofoca, revista de beleza e boa forma, e a TV tem tanta audiência.
É por isso, querido leitor, que não caio na armadilha do meu Ego e não transformo algo prazeroso, com propósito e objetivo definido (que é escrever aqui), em uma busca insana por “audiência” e popularidade, sendo levado a cair na mesma insanidade descrita no inicio deste tópico. Tenho uma vida para viver e descobertas a fazer assim como cada um que está neste mundo.

Fique atento e não caia nesta armadilha também.

Um abraço.

18 comentários:

  1. AQB: quando a postagem ou o comentário saem da "essência verdadeira", não tem jeito amigo, bate lá no fundo da alma. A gente sente. E o sentimento não se engana, a medida que a consciência se estabelece.
    Ahhh o povo! Manada, cardume, manobrado por conceitos "vazios e perdidos". A luz é pra todos, e os que buscam permanecer na luz, que sejam exemplo e iluminem a sua volta. Beijos
    Fa

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Gostei muito da sua Reflexão
    concordo com vc!
    tenho um lema na minha vida que se não é divertido não faça, portanto procuro equilibrar tudo que gosto de fazer nessa minha passagem pelo planeta...
    gostei mesmo, legal!
    tudo de bom pra vc!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Esclarecedor esse texto sobre o Ego e o seguimento pelo blog.
    O Ego é cheio de artimanhas.
    Gostei, abraço Cy.

    ResponderExcluir
  4. Um excelente texto mais uma vez, que nos faz refletir...realmente vou refletir sobre o seu tema!
    Apesar de concordar com o seu sentimento.
    Beijos
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo, Fabi. Notei isso quando parei de postar coisas de terceiros e só postar minhas próprias reflexões. O feedback é muito maior e de melhor qualidade.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Seja bem-vinda, Universo Holistico. Disseste tudo! Se não for divertido, alguma coisa está errada.

    Abração.

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz que tenha gostado, Astroterapia. Seja sempre bem-vinda.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Agradeço por você se sentir tocada pelo texto, Astrid. Reflitamos todos afim de crescermos juntos.

    Beijão, Astrid.

    ResponderExcluir
  9. Caro AQB, temos sintonias em alguns pensamentos. Muitas vêzes deixo de postar alguma coisa mais íntima por achar que é uma artimanha do ego. E tenho feito um esforço danado para domar esse bichinho mimado...

    Luz e Paz!
    JJ

    ResponderExcluir
  10. É assim mesmo, JJ. Domar o ego é uma tarefa que perdura por toda a vida no físico e, para alguns, para além dele. Encare o ego como um aliado meio rebelde, nunca como inimigo. Aceite suas idiossincrasias e conviva com isso, é o melhor caminho para lidar com esse bicho raivoso.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Como diria o profeta: O ego é o a pupila preta, da formiga preta, na pedra preta: Parece invisível mas está lá presente, e temos que vigiá-lo sempre pois pode vir a se manifestar... Este é o EGO Insistente!ë isso aí amigo, as vezes elogio pode virar casca de banana... Valeu!

    ResponderExcluir
  12. Com certeza, Bete. Fiquemos sempre atentos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Cara, você é mesmo muito centrado. Coisa rara!
    Como você, também tenho um blog para ajudar a esclarecer os que estão interessados em evoluir. Quando comecei, em nenhum momento senti que o meu ego estava pedindo atenção ou massagem, mas depois percebi que eu gostava e gosto dos comentários de meus leitores. Agora, gosto por ser uma interação com as pessoas e poder ajudá-las. Quanto aos elogios não me deixo empolgar por eles.
    Eis a pergunta: isso é massagem no ego ou simplesmente uma forma de manter sua auto-estima?
    Devemos ter cuidado para não confundir as coisas. É saudável ficar contente com elogios, desde que isso não assuma um papel prioritário.
    De qualquer forma eu o considero muito lúcido e isto é pra lá de importante.
    Massageei seu ego? rsrs
    abração

    ResponderExcluir
  14. Concordo inteiramente com você, Atena. A coisa deixa de ser saudável quando a razão de ser do empreendimento passa a ser o "aplauso". Essa é a essência deste post.
    Mais uma vez te agradeço por participar do "debate".

    Quanto a massagem do Ego... prefiro mantê-lo no cabresto e buscar compreender a mensagem passada por vocês focando sempre na razão de ser do espaço.

    Fica na paz, Atena.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Buscador!

    Sem querer massagear seu ego mas já dizendo, queria muito que vc voltasse a postar aqui no blog. Suas idéias são extremamente lúcidas e sensatas, gosto muito de ler-te e refletir sobre. Estou relendo no momento o livro "Um novo mundo - O despertar de uma uma nova consciência" do Eckhart Tolle e estou "treinando" manter-me consciente. Confesso que não é fácil, a mente é mesmo danada, mas sempre que me recordo do AGORA, nem que seja por alguns segundos, sinto uma paz e uma alegria imensas. Não imagina o quanto o post sobre o seu despertar foi importante para que eu pudesse perceber o equívoco no qual estava em relação ao meu pseudo-despertar e na busca infidável de coisas fora de mim mesma. Estou menos exigente, mais relaxada, mais sorridente, menos séria, mais brincalhona rsrsrs.
    De qualquer forma, obrigada querido Buscador, por compartilhar conosco seus aprendizados!
    Abraços e volte logo! rsrsrs
    Linne

    ResponderExcluir
  16. Fico muito feliz por sua postagem, Linne. Confesso que estou meio q "no estaleiro". Acompanhando os acontecimentos e dialogando comigo mesmo. Também parei para não ficar me repetindo, pois acredito o "grosso" do que queria passar, já passei.
    Seu feedback me faz pensar que talvez não seja apenas de conteúdo "inédito" que vocês precisem, mas também de um "amigo" que possa confortá-los e motivá-los a continuar na busca. Obrigado, minha amiga, por me passar esta verdade.
    Prometo que prepararei algo bem especial para sacramentar o meu retorno muito em breve.

    Um saudoso abraço.

    ResponderExcluir
  17. Fico muitíssimo contente, querido amigo!

    Vou aguardar seu retorno no AQUI e no AGORA, sem ansiedades ou expectativas rsrsrs.
    É isso mesmo, você tem razão, a caminhada fica muito mais leve quando temos o apoio de amigos que possam nos motivar e orientar na busca.
    Por algum tempo senti-me um pouco desorientada, meio que "fora do ar", mas retomei meus estudos e passei a exercitar o silêncio da mente e a observar tudo com mais neutralidade.

    A caminhada é de cada um, mas juntos somos mais fortes.

    Um saudoso abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
  18. Sempre passo aqui pra dar uma olhada e vi o comentário da Linne. Belas palavras "... a caminhada fica mais leve quando temos apoio...". É o amigo que conforta e motiva como você disse a.q.b. Espaços como esse nos fortalecem e sustentam na caminhada diária.
    Abraços e sorrisos pra você.
    Fa

    ResponderExcluir