segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Desperto ou Dormindo?

Acho que todos, alguma ou algumas vezes na vida, já se perguntaram se estão despertos ou se ainda dormem, espiritualmente falando. Afirmo isso com conhecimento de causa, pois eu mesmo, até pouco tempo achava que estava ainda “despertando”, mas que, de fato, não era ainda um “desperto”.
Hoje vou contar a você um pouco de minha experiência nesse campo e como consegui entender profundamente a diferença entre estar dormindo ou desperto. Quem sabe lendo sobre minha experiência, você consiga abrir um pouco mais a mente e perceba o que acontece dentro de você mesmo.


A eterna busca pela iluminação

Um dos grandes entraves ao meu processo de despertar foi o de projetar esta condição a um evento futuro. Eu já sabia a diferença entre estar desperto e dormindo, já tinha experimentando um sono profundo por um período em que me deixei levar pelos grilhões da religião. Entendi, portanto, que o meu processo de despertar iniciou-se quando percebi a prisão mental da religiosidade. Entretanto, acreditei que o caminho teria que terminar com um “gran-finalle”, algo que não me deixasse mais dúvidas de que estava no caminho certo, aguardava o momento da tão sonhada iluminação. Assim, perdi um tempo precioso buscando a iluminação que me corroborasse a condição de desperto e a partir dos quais “todos os meus problemas acabariam”... a iluminação era um verdadeiro produto tabajara.
Assim, devorei livros sobre vários assuntos “exotéricos”. Meditação, espiritualidade, ufologia, projeção da consciência, vidas passadas... todos eram assuntos fáceis na minha biblioteca. Porém, minha frustração só crescia com o passar do tempo. Pois quanto mais aprendia, menos progressos eu via e a iluminação nunca chegava.

Não haverá um evento extraordinário

Nessa minha busca, eu já tinha entendido que a verdade estava dentro de mim e não fora. Assim, parei de ler livros sobre teorias e experiências dos outros e passei a ler livros que me ensinariam técnicas de como eu ter as minhas próprias experiências e descobrir por mim mesmo as tais verdades fundamentais. Assim, voltei a cair no erro e “travei” no progresso tentando sair do corpo, lembrar minhas vidas passadas, entrar em contato com o meu Eu superior... Muito tempo perdi nessa empreitada. Até que num belo dia a ficha caiu: “Não é projetando um evento futuro que atingirei a iluminação”. Lógico, o futuro não existe!!!! E eu me peguei sabotando a mim mesmo, achando que o despertar deveria culminar com uma bela viagem astral ou uma expansão da consciência que me daria uma experiência um tanto quanto psicodélica... Eventos para o qual eu deveria me preparar e que aconteceriam quando eu estivesse pronto. Ou seja, eu estava aguardando por um futuro que nunca chegaria, pois o que existe é só o Agora e o despertar só pode ser alcançado agora, com os recursos que você possui neste momento e não num evento extraordinário que venha a acontecer no futuro e pelo qual você pode passar a vida toda a esperar.

É necessário se libertar do EGO

Depois desta "sacada", que tive durante um momento de meditação, todos os entraves foram por água abaixo. A partir deste momento percebi que até agora estava tentando despertar através do EGO e este, me armava armadilhas as mais diversas para me manter preso ao seu domínio, pois o despertar traz como consequência a libertação do ego. Percebi que minha ânsia por despertar já estava latente em mim desde o princípio. Não como vontade egóica, mas como planejamento anterior ao ego, anterior ao surgimento desta personagem que interpreto agora. Entretanto, o Ego se tornara muito forte neste personagem e armava estratagemas para me ludibriar. Primeiro me encaminhou para as religiões. Já fui católico, espírita, evangélico... depois, me encaminhou para os livros, para as técnicas, para a eterna busca. Quando me libertei de seu domínio, entendi que o despertar não é algo que se compreende com a mente, não é algo que se alcance utilizando técnicas e métodos. Técnicas, métodos, teorias, explicações, são coisas pertencentes ao domínio do Ego, ele fica muito confortável entre estas coisas. Enquanto você não driblar o ego, permanecerá nessa roda-viva em busca de algo que o ego não está disposto a lhe dar.

Despertar é a arte de lembrar

Agora entendo que despertar é lembrar quem você é. Essa é realmente a sensação que temos  quando nos damos conta que estamos despertos. Outra coisa que percebi foi que o que lembrei agora é algo que eu já sabia quando era criança e só agora me dei conta disso. Essa persepção me trouxe outra revelação: "Nós não nascemos dormindo, nós adormecemos no decorrer da vida". Por conta do sistema que nos foi imposto, por conta da densidade desta dimensão... os fatores são muitos. Assim, a partir de agora terei bastante cuidado com a educação de meu filho. Farei o possível para que ele mantenha viva a conexão com a Fonte e não adormeça como aconteceu comigo e como acontece com 99.99% da humanidade. É completamente verdadeiro aquele ensinamento do mestre  que diz: "Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele". 

Você precisa se render

Para que você drible o ego e lembre-se quem verdadeiramente você é, é necessário que você se renda, pare de brigar com o ego e só escute. Deixe o ego esbravejar e lutar sozinho e apenas observe. Se você lutar com ele ele só ficará mais forte e a luta será inglória para você. Porque a vitória, o combate, a competição, são objetivos desejados pelo Ego. O Eu maior não está interessado em vencer ou preocupado em perder, a Ele o importante é experimentar e atingir a meta planejada. A rendição, no caso, não funciona somente com o ego, mas com todas as circunstâncias da vida. O ato de render-se dá fim a qualquer conflito, interno ou externo e põe o universo a "girar". Quando despertei, ví que isso já aconteceu diversas vezes na minha vida, quando por pouquíssimos segundos ouvia meu Eu interno e atendia a sua sugestão para que me rendesse e deixasse as coisas fluirem. O exemplo mais vivo que tenho disso foi na época que conheci minha esposa. Antes de conhecê-la, vivia sentindo pena de mim por "ser uma pessoa solitária", alimentava esse sentimento e me auto-sabotava para que desse razão a minha sina. Um belo dia, pensei comigo mesmo: "Quer saber, não vou mais me preocupar com isso". Pouco tempo depois conheci aquela com quem me casaria e seria muito feliz, simples assim. 
Na verdade, foi no processo de rendição que me dei conta que um mega evento pirotécnico não me era necessário para o despertar. Não que isso seja uma regra geral. Muitas pessoas experimentam uma experiência transcendental que mudam sua forma de ver o mundo para sempre, entretanto, quando me rendi ao fato de que talvez isso não aconteça comigo, fiz as pazes com o ego e pude ouvir a voz interior me dizendo que não era o momento para isso acontecer comigo. Meu Eu é quem determinou, antes desse personagem "descer" ao fisico, que a experiência "transcendental" não aconteceria até o tempo certo chegar. Ainda não me foi revelado quando, talvez seja só no momento de "voltar pra casa", mas se o meu Eu maior,  que tem a visão mais ampla de tudo,determinou assim, quem é meu ego para discutir? Percebeu como a coisa funciona?

O Ego não é seu inimigo

Como falei a pouco, a rendição acaba com a disputa, com o conflito. Isso me fez perceber que apesar de meu ego ter travado essa luta comigo durante tantos anos, ele não é meu inimigo. Na verdade, quando você desperta, fica mais claro o papel dele em sua vida. O ego é bastante útil na vida cotidiana. É ele que o permite interagir com o mundo e com as outras pessoas e não expor sua essência desnecessariamente. Existem ocasiões na vida onde o Eu é bem menos útil que o Ego. Eu escolhe ceder o domínio ao ego no trânsito, por exemplo. Já imaginou um Eu superior, generoso, manso, despreocupado, dirigindo num trânsito que mais parece uma selva?! Neste e em outros casos específicos, permito que o Ego tome de conta e faça o seu trabalho. Em ocasiões onde meu Eu não gostaria de estar ou não tem um pingo de interesse em participar, quem assume? Ele, o bom e velho ego aparece para cuidar da situação. Dessa forma, meu Eu se preserva de estar presentes em momentos sem significado ou maior importância para minha experiência nesse mundo. Assim, a maioria das pessoas com quem convivo só conhecem meu Ego, não a mim verdadeiramente. Minha essência escolho revelar àqueles que estejam prontos para entrar em comunhão com ela, compreendê-la e trocar experiências construtivas. Como vocês, a quem me mostro verdadeiramente, sem as pretensões ou exibicionismos do Ego e conversando sobre assuntos que meu Eu se interessa e não pelas trivialidades para as quais delego ao meu Ego tomar de conta.

Então é isso. Espero que minha experiência o ajude na sua caminhada.

Um abraço, rumo ao despertar.

14 comentários:

  1. CARAMBA AMIGO EU SOU VOCÊ!NESTE EXATO MOMENTO, ME PEGAVA ASSIM, PENSANDO O QUE TENHO FEITO DE ERRADO? PORQUE ALGO DE GRANDIOSO NÃO ACONTECE! SERÁ QUE NÃO ESTOU LENDO, O DESPERTAR TÃO A SERIO? MAIS DEVORO TUDO SOBRE O ASSUNTO, MEDITO, E NADA. CHEGO ATÉ A PENSAR, QUE O ERRO ESTA JUSTAMENTE AI. EM LEVAR TUDO TÃO A SERIO. E COM MUITA GANA, E SEDE. MUITAS MELHORAS EM MINHA VIDA CHEGARÃO, PRINCIPALMENTE NA AREA DA SAÚDE,DA CONVIVÊNCIA SOCIAL, COMO UM TODO. MAIS NÃO SEI SE ME COMPREENDI. PARECE QUE AINDA FALTA ALGO. QUEM SABE A GRANDE APOTEOSE. TEM MUITO MATERIAL, SOBRE O ASSUNTO HOJE NOS BLOGS. MAIS PARECE, QUE FALTA UMA CONEXÃO ENTENDE? FICA SEMPRE UM MAIIIIIIIIIS, E ISSO? SABE DO QUE FALO? UM GRANDE ABRAÇO! DO SEMPRE AMIGO NOVAN

    ResponderExcluir
  2. PS; ESSA SIM!!! FOI UMA GRANDE AJUDA. LIVRE DE GARGA PESADA. DE QUERER SABER TUDO. UM GRANDE ENSINAMENTO, POREM MUITO SUAVE, E BEM OBJETIVO. OBRIGADA PELA GRANDE AJUDA, EM DISCERNIR!NOVAN

    ResponderExcluir
  3. Adorei ler a tua experiência!
    Concordo com a maior parte do teu relato. Comigo foi parecido, foi uma luta diária, lutava comigo própria e com o mundo, até que me rendi, percebi que tinha de lidar com o meu ego e que muitas vezes me protegia, tambem percebi que tinha o meu Eu, que era a minha verdadeira essencia, sou diferente da maior parte das pessoas, não me identifico nem me insiro nos padrões da sociedade, felizmente na internet e através de blogs tenho encontrado muita gente com a qual me identifico, tenho uma visão muito própria do mundo, que muita gente acha que é uma utopia, para mim pode ser uma linda realidade.
    Concordo com você quando diz que a maior parte das pessoas só conhece o meu Ego (principalmente no emprego). O meu verdadeiro Eu só mostro para as pessoas que estão no meu coração! Concordo quando diz: "Nós não nascemos dormindo, nós adormecemos no decorrer da vida". Por conta do sistema que nos foi imposto, por conta da densidade desta dimensão... os fatores são muitos. Desde pequena sempre tive uma visão diferente do mundo, perguntava e questionava tudo, gostava de saber e compreender o porque das coisas, lembro de dizer aos meus pais que havia vida noutros planetas, não sei como, mas eu sabia. Os meus pais não sabiam como lidar com as minhas questões, diziam que não era assim, que eu estava errada, que parasse que fazer perguntas, com o passar do tempo fui desistindo e entrando no sistema, mas sempre percebi que tinha uma visão diferente da que a maior parte das pessoas tinha. Hoje percebo que é como dizes "Nascemos despertos, o sistema nos adormece".
    Felizmente fiquei adormecida, MAS JÁ ACORDEI NOVAMENTE!!!!

    Obrigado por partilhar a tua experiência, adorei o teu blog!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado mais uma vez pela visita, Novan. Fico muito feliz em saber que o ajudei de alguma forma. É esse mesmo o objetivo.

    Um grande abraço, meu amigo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Alma, seja bem-vinda!!! Fico muito feliz em saber que gostaste do meu refúgio digital. É bom saber que os despertos estão sendo atraídos para cá e que estou, de alguma forma, ajudando em sua caminhada.

    Um abraço, espero te ver mais vezes por aqui.

    ResponderExcluir
  6. Oi amigo,tenha certeza que você ajudou a esclarecer bastante esta questão do ego como aliado em situações do cotidiano porque é como você diz:
    "É ele que permite interagir com o mundo e com as outras pessoas e não expor sua essência desnecessariamente."
    Parabéns pelo teu blog, muito iluminado.. me identifiquei muito com tuas vivências, as inquietações explodiram também muito cedo em minha vida...sou uma buscadora despertando a cada dia..
    Abraços!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  7. Seja bem-vinda, Mariangela. Fico feliz em ter ajudado você de alguma maneira. Espero vê-la por aqui mais vezes e que possamos juntos caminhar rumo a ascensão que nos espera.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi vim pela sugestão do blog do Higher do Partículas da Fonte.
    Estava lendo, a sua experiência, no seu despertar. e me identifiquei com ele....rsrsrs
    Me fez recordar de certas, coisas que pensava, ou que sentia quando era criança e percebi que realmente já nascemos com Nosso Eu Interior, mas que no percurso do caminho, nos deixamos levar, pela sociedade, para que não sermos taxados de loucos. E deixamos a parte mais primordial, dormir.... E uma coisa muito interessante que, li no seu texto, é a parte da importância do ego, em certas ocasiões. Isso nem sempre quer dizer usar máscaras mas também de cuidar de seu verdadeiro ser. Tudo de bom pra vc, muita, luz..
    Namastê

    ResponderExcluir
  9. Seja bem-vinda, Laila. É uma honra recebê-la no meu humilde cantinho. Fico feliz em tê-la ajudado de alguma forma.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Ufa, que alívio ver que ainda existe alguém lúcido. Tenho lido em outros blogs uma caça ao Ego como se ele fosse o culpado de tudo. Não é, o tadinho é o nosso pára-choque com o qual enfrentamos o mundo lá fora. Ele pode atrapalhar nosso caminho espiritual? Sim pode, mas somente enquanto não conscientizamos isso. Você o descobriu, não foi?
    Na minha busca pelo despertar não ansiava por algum evento transcendental, mas como sempre estive rodeada por videntes, psíquicos, paranormais, etc. achava que o errado comigo era eu não apresentar nada disso.
    Há cerca de dois anos, mais ou menos, através de uma mensagem de Saint Germain, descobri o porquê da minha “falta” de dons psíquicos: ele dizia que isso pode servir como distração para o real trabalho que devemos fazer na busca da iluminação que é o trabalho interior.
    Tal declaração me fez lembrar de todos os psíquicos que conheci e que apesar de suas viagens astrais, vidências, comunicação com os Mestres (?), etc. continuavam com as mesmas crenças da Matrix, egos inflados e otras cositas más.
    Foi um alívio pra mim, de lá pra cá tem caído muitas fichas e até resolvi criar um blog para partilhar meus conhecimentos com os demais.
    Parceiro: parabéns por sua descoberta. Creio que você está bem encaminhado (estamos rsrs).
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Gostaria de compreender melhor esse trecho: "Tal declaração me fez lembrar de todos os psíquicos que conheci e que apesar de suas viagens astrais, vidências, comunicação com os Mestres (?), etc. continuavam com as mesmas crenças da Matrix, egos inflados e otras cositas más."

      Excluir
  11. Que bom encontrar alguém que compreende perfeitamente o que estou tentando passar, Atena!!!! Você entende por viver exatamente isso. Muito bom receber seu feedback.
    Realmente você está correta quanto a caça às bruxas que fazem em torno do Ego. É um equivoco, de fato. O Ego compõe junto com o corpo físico o nosso veículo de manifestação no físico. O errado é identificar-se com ele e esquecer-se da verdadeira identidade.
    Espero que esse texto venha desmistificar um pouco essa vilania imposta ao Ego e o coloque em seu devido lugar: Um instrumento para cumprirmos nossos objetivos nesta dimensão.

    Um abraço, amiga, continuemos na caminhada.

    ResponderExcluir
  12. posso falar como muitos aqui que também passei por essa experiencia, eu como voce, sempre procurei a resposta desde criança, e hoje posso afirmar que compreendi, sempre fui feliz independente do que aconteça, mais isso só veio devido essa libertação ...

    ResponderExcluir
  13. Fico feliz por você, Fernando. É bom receber pessoas que compreendem o que tentamos dizer.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir