sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Religar ou desligar? Eis o grande truque das religiões

Hoje vou tocar num assunto um tanto quanto espinhoso para a maioria das pessoas: Religião
Religião, do grego religios e do latim religare, significa um método, um conjunto de regras, ritos e práticas capazes de nos conectar com o nosso Criador, Deus, um ser que está tão separado de nós que necessitamos de toda uma ritualística capaz de fazer com que nos liguemos a ele (re ligare = religar = ligar novamente = voltar a se ligar). 

O Micélio 

Existe um tipo de fungo que geralmente surge na forma de pequenos grupos de cogumelos próximos às raízes das árvores e em locais mais protegidos do sol. O que não fica óbvio, a primeira vista, é que cada um desses pequenos e frágeis cogumelos, é parte de um mesmo organismo imenso que vive abaixo da superfície da terra, ao longo de áreas extensas maiores que um campo de futebol. Dizendo de outra forma: aquele cogumelo que à priori aparenta ser uma forma de vida individual,  na realidade é uma minúscula manifestação de um organismo imenso chamado micélioAgora transportemos esse conceito para nossas vidas. Apesar de nos percebermos como indivíduos, não existimos individualmente, cada uma de nós faz parte de um todo único, um grande micélio cósmico! Como falei nos meus primeiros posts, somos partículas do criador tendo uma experiência no universo físico que por sua vez é uma criação nossa. 


O grande erro religioso

A maioria das religiões pressupõem que você existe separado de Deus! Sendo assim, é necessário usar meios artificiais que não estão dentro de você, portanto não fazem parte de sua natureza, para voltar a se ligar àquela fonte da qual você nunca se desligou! A yoga, por exemplo, que significa união, nos fala justamente dessa conexão infinita que temos com o Ser Superior que nos gerou (união essa, indissolúvel, permanente, eterna)! Para um yogui é uma verdadeira blasfêmia se supor existindo separado de Deus! Você  teria que, no mínimo, ser tão grande quanto Deus para poder existir sem Ele! Ou seja, todos nós (eu disse  todos, inclusive você e eu) somos parte de um todo único, um micélio cósmico e quando qualquer um de nós faz algum mal a seu próximo está fazendo mal a si mesmo.

Sendo assim o que a religião faz, na verdade, é inverter a verdade! Uma vez que não há o que religar, o objetivo do rito religioso de qualquer natureza é alienar o indivíduo, fazê-lo pensar que está desamparado, que é fraco e impotente. Necessitando por isso de alguém que o guie, que o doutrine, que o salve. 
Ao admitir Deus fora de nós mesmos nos deixamos submeter ao controle de outrém que, na maioria das vezes é tão ignorante e cego como nós.

Quebre as correntes que o prendem a ignorância!!! Não coloque a responsabilidade sobre sua vida na mão de alguém que só busca poder e controle sobre você. A verdadeira salvação não depende de ninguém além de você mesmo. E a salvação é tomar consciência daquela verdade que foi tirada de você: 

Você e o Criador são um e todos nós somos um Nele. 

Um abraço.

3 comentários:

  1. Existem nesse texto acima pontos de luz e sabedoria com alguns fios importantes para alcançar verdade de nós seres humanos e o universo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que este texto tenha tocado você, Euler.
      Um grande abraço.

      Excluir
  2. Concordo plenamente com essa idéia!!
    Muito bom mesmo!
    Visite meu blog: viva-aprendendo.blogspot.com

    ResponderExcluir